GilmarJunior

Textos de minha vida.

segunda-feira, abril 26, 2010

TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

O prazer da leitura é incomparável. Criar mundos, visualizar personagens, embarcar em histórias propostas por autores diversos. Como já diria a campanha em prol da leitura do Ministério da Educação de tempos atrás: ‘Quem lê, viaja!‘. E fazemos essa viagem sem sair do lugar, mergulhando em páginas e em histórias fascinantes.

E adaptações de sucessos da literatura para o cinema e televisão acontecem não é de hoje. Se as versões fazem tanto sucesso quanto as obras originais já é outra questão. Entretanto, como bons leitores e telespectadores que somos, Michael Oliveira e eu, Leandro Faria, fizemos juntos a lista abaixo, com um TOP 10 de livros que acabaram virando séries de televisão.

Convidamos vocês a embarcar conosco nessa leitura e nessa viagem que saiu das páginas e foi para a tela da TV.

SEX AND THE CITY

sex and the city TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

Carrie, Samantha, Miranda e Charlote fazem sucesso até hoje, já que a série terminou, mas a saga das quatro amigas de Nova York perdurou no cinema já indo para seu segundo longa metragem. Passada na cidade de Nova Iorque, a série focava nas relações íntimas de quatro mulheres que eram amigas, três das quais nos trinta, e uma, Samantha, nos seus quarenta. Uma comédia de situação com elementos de telenovela, a série focou muitas vezes assuntos relevantes como o estatuto da mulher na sociedade atual. Livremente baseada num livro do mesmo nome de Candance Bushnell (interessante notar que no livro, as personagens principais são apenas citadas, não são as protagonistas), a televisão acabou revelando o nome da autora, que era produtora da série e fez sucesso por seis temporadas.

THE DRESDEN FILES

dresden files TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

Baseada em uma série de livros de mistério e magia do autor americano Jim Butcher que já conta com mais de dez livros, The Dresden Files não fez muito sucesso na TV e acabou cancelada após apenas 12 episódios exibidos. Tanto a série quanto o livro seguem o dia a dia do mago profissional Harry Dresden, que ajuda a polícia de Chicago em casos “incomuns” que requerem seus conhecimentos. As similaridades entre as duas mídias terminam basicamente aí e até mesmo o autor liberou um comunicado na época do lançamento da série pedindo que as pessoas não esperassem encontrar na tv as mesmas situações descritas nos livros.

LIPSTICK JUNGLE

lipstick jungle TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

É a típica série feita por encomenda que falhou ao tentar reproduzir na TV aberta um sucesso da TV fechada. Baseada em um livro da escritora e socialite Candace Bushnell lançado em 2005 com o intuito de conquistar o público que havia ficado órfão com o cancelamento de Sex and The City, a série falha em todos os aspectos. Primeiro, porque não tem personagens tão carismáticos; segundo, porque a história é praticamente igual, diminuindo o sexo e aumentando o drama; terceiro, porque na TV fechada cinco milhões de espectadores é considerado sucesso e na TV aberta os mesmos cinco milhões de espectadores alcançados é considerado um fracasso retumbante. A série foi cancelada após 20 episódios exibidos.

WOMEN’S MURDER CLUB

womens murder club TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

Em uma mistura de Sex and the City e CSI, essa série acompanha a vida de quatro mulheres que se unem para resolver crimes em São Franciso enquanto lidam com seus problemas pessoais, muitas vezes mais complicados do que os assassinatos. A série não segue a mesma história existente nos nove livros já publicados pelo autor James Patterson e, apesar de ter durado somente 13 episódios, recebeu críticas favoráveis e manteve uma audiência média de 6 milhões de espectadores por episódio. Talvez por culpa dos altos padrões na ABC, talvez por ter estreado no ano da greve dos roteiristas, o fato é que essa série merecia pelo menos uma temporada completa ao invés do cancelamento precoce.

LEGEND OF THE SEEKER

legend of the seeker TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

Terry Goodkind é o autor da série de livros The Sword of Truth que atualmente está no décimo primeiro volume. Sam Raimi é o produtor de séries como Xena e Hércules, que volta à mesma temática 15 anos depois. Legend of the Seeker é o resultado da união desses dois profissionais que atualmente exibe sua segunda temporada em syndication e ainda não foi renovada. A adaptação é bem diferente dos livros por um motivo simples: para ser exibida em syndication a série precisa ter episódios fechados que não deixam pontas soltas. Sendo assim, a série segue o Seeker e seus amigos, ajudando uma cidade de cada vez a livrar Midlands dos vilões existentes, abusando de mágica e efeitos especiais.

GOSSIP GIRL

gossip girl TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

A série de televisão, todos nós conhecemos e adoramos, afinal, a vida dos riquinhos do Upper East Side, em Gossip Girl é sucesso há tempos. O que algumas pessoas podem não saber é que a série é baseada numa coleção de livros escritos por Cecily von Ziegesar que, assim como na série, conta a história da vida glamorosa de adolescentes nova-iorquinos. A historia é narrada por uma misteriosa blogueira que conta todos os detalhes do dia a dia dos personagens em seu blog. A diferença fica por conta da suavizada que a série de televisão deu em muitos personagens e tramas que, nos livros, são muito mais ‘pesados’. Até o momento, 12 volumes da série já foram lançados no Brasil.

DEXTER

dexter TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

A série é baseada no livro Darkly Dreaming Dexter, de Jeff Lindsay, e conta a história de Dexter Morgan, um assassino em série que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue, no departamento de polícia do Condado de Miami-Dade. Dexter, na televisão, é magistralmente interpretado por Michael C. Hall, que nos faz torcer por um serial killer de forma surpreendente. Até a terceira temporada, a série baseava seus roteiros nos livros lançados sobre o personagem. A partir da quarta temporada, os roteiristas passaram a criar as histórias sem uma base e fizeram isso de forma espetacular, criando uma trama que não deixou nada a dever às anteriores. Uma coisa é inegável: Dexteré sucesso, seja nos livros, seja na série de TV.

TRUE BLOOD

true blood TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

A sensacional série da HBO que conquistou público e crítica é baseada na série de livros Sookie Stackhouse, da escritora americana Charlaine Harris. Em True Blood acompanhamos a co-existência de vampiros e humanos em Bon Temps, uma pequena cidade fictícia localizada no Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton. Uma história sobre vampiros, feita pra gente grande e que transita bem entre o fantástico e o ‘real’, trazendo para a televisão discussões oportunas sobre exclusão e preconceito, sem soar didática ou cansativa. True Blood é um exemplo de que o que é bom pode ser adaptado e dar certo, quando bem feito.

FRIDAY NIGHT LIGHTS

friday night lights TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

Escolhido pela Sports Illustrated como o quarto melhor livro sobre esportes já escrito, Friday Night Lights: A Town, a Team, and a Dream é um livro de não-ficção que acompanha um ano na vida dos envolvidos no campeonato estudantil de futebol americano na cidade de Odessa, Texas. Mais do que um retrato do esporte, tanto a série quanto o livro falam sobre o racismo e a falta de perspectivas dessa comunidade que vive em função deste campeonato. A série já recebeu diversos prêmios de Melhor Série, Roteiro e Elenco e apesar de aclamada pelos críticos não caiu nas graças do público. Por isso, a quinta temporada já foi confirmada como a sua última.

THE VAMPIRE DIARIES

vampire diaries TOP 10: Da Literatura Para a Televisão

Uma jovem apaixonada por um vampiro. Você já leu isso em Crepúsculo e, se é fã, também em The Vampire Diaries, da autora americana Lisa Jane Smith. A diferença entre as obras é que Elena (a mocinha de The Vampire Diaries) se vê às voltas com dois irmãos vampiros. Originalmente, a história dos livros seria contada numa trilogia que, devido ao apelo dos fãs, virou uma série que já tem seis livros lançados e com outros títulos à caminho. A série de televisão, pegando carona na onda dos vampiros, estreou na CW americana em setembro de 2009 e está atualmente nos momentos finais da primeira temporada. Para os fãs, a boa notícia: The Vampire Diaries já foi renovada e uma segunda temporada foi garantida.

Você, caro leitor, já se aventurou pelas páginas de algum dos livros citados que deram origem à séries que hoje em dia acompanhamos na televisão? Comparar as mídias pode ser complicado, mas o que prefere, os livros ou as séries?

E, ajude-nos a ampliar a lista: que outros nomes poderiam compor esse TOP e não entraram? Coloque a boca no trombone. Ou melhor, os dedos no teclado e usem a caixa de comentários!

Especial Produzido à Quatro Mãos por Leandro Faria e Michael Oliveira