GilmarJunior

Textos de minha vida.

sábado, fevereiro 26, 2005

Reforma recebe mais sugestões

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE, SÁBADO, 26 DE FEVEREIRO DE 2005

Representantes de cerca de 20 entidades de educação, sindicais e da sociedade civil entregaram ontem em Brasília ao presidente Lula um documento de apoio ao anteprojeto de lei da reforma universitária. 'O encontro foi um marco no sentido de unir as entidades que defendem o aperfeiçoamento do anteprojeto', apontou a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (Andifes), Ana Lúcia Gazzola. A ação também foi elogiada pelo ministro da Educação, Tarso Genro. 'São isoladas as vozes que dizem que a proposta do Ministério da Educação (MEC) não tem qualidade', disse.

A disposição de Tarso em discutir a proposta, antes da elaboração do texto final do projeto a ser enviado ao Congresso, agradou ao ex-ministro Cristovam Buarque. O também ex-ministro Paulo Renato Souza apontou que o projeto 'ainda está muito verde' e se encontra focado demais na universidade. Já Lula reiterou que a reforma universitária é um projeto que pertence a toda a sociedade. 'É preciso deixar muito visível para a sociedade e para os deputados que não é o presidente da República, nem o ministro da Educação que quer a reforma', afirmou. Ele pediu aos reitores e presidentes de entidades de ensino superior que tenham coragem para pôr em prática os pontos do projeto.

O secretário municipal de Educação de São Paulo, José Aristodemo Pinotti, ressaltou que o projeto acerta na proteção à universidade pública. Segundo Pinotti, as falhas residem no fato de não haver referência à pós-graduação, ao ensino à distância entre outros. Mas ele também frisa que 'a grande vantagem é que começamos a discutir'.

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home